quarta-feira, 18 de maio de 2011

Clima retrô

Além de levantar polêmica ao relembrar a violência da ditadura militar, Amor e revolução tem cativado o público com o look anos 1960, caprichando na maquiagem e nos figurinos


Estado de Minas
aumentar fonte diminuir fonte imprimir
Fotos: Lourival Ribeiro / SBT
Olha só o charme das estudantes Bete (Natália Vidal), Mônica (Juliana Baraúna) e Marta (Dani Moreno)

A novela do SBT tem feito barulho ao retratar a ditadura do Brasil com cenas elaboradas de tortura. No entanto, o que chama mesmo a atenção em Amor e revolução é o figurino usado pelo elenco, composto por peças de estilo retrô. Por causa disso, a reportagem foi saber mais da moda usada pelos personagens da trama de Tiago Santiago.

Atrasado, Claudio Lins chegou aos corredores do estúdio do SBT, recentemente, para mais um dia de trabalho. “Parecia que eu não usava um figurino elaborado em Uma rosa com amor, mas o processo é o mesmo”, contou, referindo-se à trama exibida ano passado pelo SBT e que está sendo reprisada durante a semana, às tardes. Em Uma rosa…, o ator usava um figurino variado, o que não ocorre em Amor e revolução. “Estou sempre de farda. Como diria Cláudio Correa e Castro, ‘ser padre em novela é uma bênção. Você só usa uma batina’”, brinca. Coincidência ou não, o militarismo é uma tendência do próximo inverno.

Claudio Lins brinca que economiza figurino porque só aparece de farda

Para vesti-lo, Claudio tem a ajuda do camareiro Rogério Okada, que, além de prestar atenção nos detalhes do figurino e guardar as roupas pessoais dos atores, serve de quebra-galho para dar “aquele pontinho que descosturou”. “E ainda organizar a logística para mandar as roupas para a lavanderia e costureira”, conta Okada.

Ainda entre os homens mais estilosos estão os do teatro. “O Mário (Gustavo Haddad) brinca com as camisas polo e com estampas diferentes. Quando está no jornal, porém, veste-se de maneira clássica. Já o Chico Duarte (Carlos Artur Thiré) tem coragem de sobra para usar lenços e gola alta”, diz a diretora de figurino da novela, Cris Rose. Para Haddad, os looks refletem a riqueza da época. “Foi um dos períodos mais criativos do século 20. E o Mário é moderno, tem bom gosto (risos). Usaria todas as blusas, mas as calças não, porque acho muito datadas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário